terça-feira, 12 de maio de 2009

IMPACTO AMBIENTAL DO CONFORTO HUMANO

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Profª Esp. Márcia Lima



Impacto ambiental, por definição, é qualquer alteração significativa no meio ambiente - em um ou mais de seus componentes - provocada por ação humana. Obviamente, fenômenos naturais como erupção vulcânica, incêndio florestal espontâneo e terremoto causam igualmente impactos no meio ambiente. No entanto, pretendo tratar aqui apenas dos provocados pelos seres humanos.

Comumente, preocupamo-nos bastante com as conseqüências ambientais de grandes empreendimentos. Com certeza, exploração mineral, atividades agropecuárias, produção industrial, obras de infra-estrutura e projetos de expansão urbana provocam grandes danos ao meio ambiente.

Nossa espécie movimenta, atualmente, mais materiais e faz circular mais elementos biogeoquímicos do que todos os processos naturais. A grande intervenção na paisagem e o uso intenso de recursos do planeta, destinados a satisfazer uma sociedade ávida de conforto material, têm, como todos sabem, efeitos danosos na qualidade do meio ambiente. O que as pessoas parecem não saber, ou preferem ignorar, é que o enorme catalisador de todos esses impactos é o padrão de vida da civilização do consumo.

A indústria, continuamente, inunda o mercado com toda sorte de produtos supérfluos. Uma parte desses bens, obviamente dispensáveis antes de sua invenção, passam então a ser essenciais para o comprador. Principalmente se ele for um símbolo de status...

John Kenneth Galbraith, um influente economista canadense-americano, manifestou sua perplexidade face a esse comportamento: “Podemos ficar pasmos com o fascínio exercido pelos artefatos de consumo e divertimentos frequentemente frívolos e dispensáveis da nossa época, mas a sua sedução derradeiramente determinante não pode ser posta em dúvida”.

O custo para se adquirir uma infinidade de novos objetos vai além do financeiro. Para a Economia, após a venda final ao consumidor, o produto não passa de mero dado estatístico, mas para o meio ambiente suas conseqüências persistem durante o seu uso e após o descarte final. A maioria desses bens, mesmo quando são equipamentos eletrônicos, tem vida cada vez mais efêmera, seja pela obsolescência programada por seus fabricantes, seja pelo desinteresse de seu proprietário, provavelmente atraído por um substitutivo mais moderno…

Impactos ambientais decorrentes do cotidiano das pessoas são, em geral, vistos como pouco expressivos ou totalmente desconsiderados. No entanto, as ações diárias de bilhões de pessoas e o consumo de um sem número de bens e serviços representam uma pressão sobre os recursos naturais, por vezes insuportáveis.

Todas as grandes atividades econômicas citadas anteriormente crescem em função da enorme demanda material da sociedade de consumo. O comércio internacional de mercadorias e serviços engordou 12 vezes entre 1975 e 2005, saltando de US$ 1,014 trilhão para US$ 12,539 trilhões (em dólares corrigidos). Nesse intervalo de tempo, a população global aumentou 1,6 vezes (ou 60%). Somente entre 2000 e 2005, o comércio global cresceu 59%!

Um exemplo bastante ilustrativo é o da utilização de papel e papelão em escala global. Apesar do fato de que produtos derivados da celulose são fabricados a partir de madeira de reflorestamento, enormes áreas de florestas nativas foram – e continuam sendo – desmatadas para dar lugar a essa matéria-prima.

A fabricação de papel consome bastante energia e utiliza produtos químicos tóxicos, como soda cáustica. Entre 1975 e 2005, o comércio desses produtos cresceu 170% (lembrando que nesse período a população cresceu 60%). O advento do computador pessoal, no final dos anos 1980, prenunciava uma redução expressiva no uso de papel!

O comércio global das nossas principais fontes energéticas, os combustíveis fósseis, somente entre 1990 e 2003, cresceu 58%, versus um acréscimo populacional de 20%. A partir desses poucos exemplos, é possível ter uma idéia do grau de impacto ambiental da sociedade industrial. Não existem sistemas de transformação e produção de materiais e energia com impacto zero. Um princípio básico das ciências ambientais afirma que “não se pode fazer meramente uma coisa”. Qualquer atividade, por mais inocente que pareça, produz efeitos colaterais, danosos na sua grande maioria.

Obviamente, os avanços científico-tecnológicos, de sistemas de gestão e de legislação ambiental, somados à melhoria da educação em geral e a um aumento da consciência sobre as questões ambientais, são fundamentais para se minimizar os impactos causados pela civilização humana. No entanto, a compatibilidade entre o funcionamento da sociedade e a conservação do meio ambiente passará, inevitavelmente, por uma redução do consumo material da nossa espécie.
Carlos Gabaglia Penna

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Projeto: cidade limpa

A reciclagem domiciliar do lixo é de fundamental importância para a separação dos resíduos sólidos dos orgânicos, este tipo de ação ajuda na preservação do meio ambiente bem como, a trabalhadores que sobrevivem da coleta e seleção deste material para a venda. As dona-de-casa são as maiores responsáveis e deveriam se preocuparem com o apelo dos órgãos que cuidam destas campanhas. A separação facilita também a vida das trabalhadoras do lar, pois com a divisão dos materiais sólidos dos orgânicos permitem que o lixo sólido possa ser retirado com mais tempo (sendo estocado em recipientes maiores, e os orgânico (restos de comida, casca de frutas e de verduras, borra de café dentre outros, pode ser retirado diariamente quando da passagem do carro da coleta de lixo. O material sólido (plásticos, garrafas peti, latas, ferros dentre outros pode ser doado para instituições de coleta de lixo reciclável ou para catadores, que se disponha em recolher este material uma vez por semana. Este é um ato de cuidado e amor à natureza, ecologicamente correto.
Com informações e imagem do blog do jornalista Zenilton Meira.
/

quinta-feira, 7 de maio de 2009

REFRIGERANTES E AVIÕES: o que eles têm em comum?



O alumínio é o segunde metal mais leve encontrado na natureza e o mais abundante na crosta terrestre e é bastante útil em nossos dias, sendo utilizado para fabricar desde embalagens (latas de refrigerantes e cervejas) janelas, portas e fios elétricos até fuselagens de aviões, devido a suas propriedades químicas e físicas conhecidas atualmente, como - maleabilidade (capacidade de se deixar deformar, moldar, por ação mecânica: martelada ou prensagem); ductilidade (capacidade de se deixar esticar, sem partir); resistência á corrosão(não se deteriora com facilidade: não "enferruja"); capacidade de formar ligas metálicas (misturas homogêneas entre metais; boa conditividade térmica(permite que o calor flua com facilidade através dele); ótima condutividade elétrica (permite que a eletricidade flua através dele com facilidade); baixo custo de produção(se comparado a outros metais com propriedades semelhantes), entre outras.
Fonte:"Ciências da Natureza e suas Tecnologias" : livro do estudante : ensino médio / Coordenação Zuleicka de F. Mirrie. - 2ªed. - Brasólia : MEC : INEP, 2006.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SACOLAS - Porque optar pelas duráveis, como faziam nossas avós?


O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.
Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos e 80% delas são utilizadas uma única vez.
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento. Várias sacolas de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
SACOLAS PLÁSTICAS DESCARTÁVEIS SÃO GRATUITAS PARA OS CONSUMIDORES, MAS TÊM UM CUSTO INCALCULÁVEL PARA O MEIO AMBIENTE.
Fonte: Instituto Akatu pelo Consumo Consciente - Revista SuperInteressante/Maio 2009/Ed. 265/Pag. 70 e 71

terça-feira, 5 de maio de 2009

Reciclando papel

Observe este vídeo e aprenda a reciclar papel.
http://www.youtube.com/watch?v=5Y5wbOCu34s

Mais informações sobre o lixo

O lixo é tecnicamente chamado de Resíduas Sólidos. Conceituamo-nos como qualquer material quando seu proprietário ou produtor não o considera mais com o valor suficiente para conserva-lo; por outro lado, o lixo resulta da atividade humana por isso considerado inesgotável, é diretamente proporcional à intensidade industrial e o aumento populacional.
Quando o homem explora os recursos da terra e não os reutiliza ou recicla, o meio ambiente se polui com o refugo desse produtos. A poluição impede que os ciclos naturais se realizem apropriadamente.
A poluição do solo é caracterizada principalmente pela lei da entropia ou desordem (2ª lei da termodinâmica), onde nas transformações de energia seja natural ou artificialmente sempre há degradação da energia, ou seja, a energia torna-se cada vez menos utilizável à proporção da sua utilização.
O lixo pode ser parcialmente utilizado gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e a economia de recursos naturais.

Vamos conhecer algumas caracteísticas do lixo:
a)Características Físicas do lixo
•Compressividade ( redução do volume )
•Teor de unidade ( quantidade de água )
•Peso específico ( peso dividido pelo volume)
•Per capta ( produção diária Kg/hab/dia)
A quantidade de lixo produzido por pessoa, chamado "per capita", varia com os mesmos fatores da composição do lixo.
A determinação da quantidade de lixo "per capita", é um dos dados de grande importância para projetos de acondicionamento, coleta, transporte e tratamento final do lixo.

b)Características Químicas
•Poder calorífico ( quantidade de calor desprendida na combustão )
•Teor de matéria orgânica ( % de matéria orgânica)
•Relação carbono nitrogênio C/N ( determina o grau de degradação da matéria orgânica)
•Potencial de hidrogênio PH ( alcalinidade ou acidez )
c)Características Biológicas
Por conter alto teor energético (água, abrigo e alimento), algumas espécies (micro vetores e macro vetores) utilizam o lixo como nicho ecológico.