sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Programa de Ressignificação da Dependência_ Ierp_Jequié

Desenvolvimento e resultados alcançados no Programa de Ressignificação da Dependência.
Este material foi apresentado pela Profª Esp. Mª José Sá Barreto Queiroz na Jornada Pedagógica de 2010 nos três Pólos da Direc 13: Ipiaú, Jaguaquara e Jequié.
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Jornada pedagógica 2010

Durante três dias do mês de fevereiro  (3, 4 e 5), tivemos a oportunidade de está participando da Jornada Pedagógica junto a equipe da Direc 13, nos seguintes Pólos Jaguaquara, Ipiaú e Jequié, apresentando a nossa experiência no Programa de Ressignificação da Dependência.
Ficamos muito lisonjeados Direção, professora formadora (Mª José S. B. Queiroz),  professores envolvidos no Projeto (Eliene Cirqueira, Idelfonso Francisco, Márcia Lima Oleiveira Sampaio, Saionara Santana) e por que não dizer todos que fazem parte desta Instituição de Ensino, quando lemos as orientações pedagógicas  da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB para a Jornada Pedagógica de 2010 que teve como tema o Percurso Educativo: subsídios para a elaboração de planos de trabalho, que teve como um dos tópicos "Até onde avançamos?" onde estava em destaque os trabalhos desenvolvidos pelo Pólo se Jequié. Neste pólo temos três escolas envolvidas Faraíldes Santos (Jequié), Nossa Senhora da Conceição (Ubatã) e o nosso Instituto de Educação Régis Pacheco o qual iniciou o seu projeto no mês de março de 2009, participando do 1º Encontro Pólitico Pedagógico para apresentação do Projeto, que já estava no 3º módulo, com os alunos em dependência (mês de junho),  e do 2º Encontro para apresentação dos resultados alcançados, tanto do momento de "Correção" quanto o da "Prevenção" junto a SUDEB, esses Encontros foram realizados em Jequié e em Salvador, respectivamnte, sob a coordenação da Assessoria de Projetos e Programas Especiais.
Destaco aqui o parágrafo que  faz referência ao Pólo de Jequié:
"...O grupo de Educandos que participaram do Encontro Pedagógico do Pólo de Jequié fez observações bastante significativas sobre a organização dos tempos e sobre o tratamento dado ao currículo Destacaram a possibilidade de ter atendimento mais individualizado como algo de extrema relevância; referiram que a prática de pesquisa em grupos lhes ensina a trabalhar coletivamente e operar com os conceitos básicos do conhecimento colocado em pauta. os educadores ratificaram esses aspectos, salientando as inúmeras possibilidades de trabalho, experimentação e organização curricular."
Leia mais em: http://www.sec.ba.gov.br/jornadapedagogica/documentos/orientacoes_pedagogicas.pdf