terça-feira, 31 de agosto de 2010

O SERTANEJO e SUA SINA

Trabalho produzido pela Profª Esp. Márcia Lima de Oliveira Sampaio e os alunos do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência com outros Tempos e Espaços de Aprendizagem na Área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Apresentado na culminância da 1ª etapa do Programa - Momento da Correção - que ocorreu em 19 de agosto de 2010 no auditório do Instituto de Educação Régis Pacheco.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Último Capítulo de Gênesis.mpg

O homem tem destruído com as próprias mãos o nosso meio ambiente em busca de conforto do progresso. Quanta tecnologia, quantos avanços...Poluição e desenvolvimento uma parceria que não dar certo. Foi a partir deste tema que os alunos da área de Ciências humanas e suas Tecnologias produziram este jogral que foi apresentado na culminância da 1ª etapa do programa de ressignificação.

domingo, 29 de agosto de 2010

O sertanejo e sua sina

Trabalho produzido pela Profª Esp. Márcia Lima de Oliveira Sampaio e os alunos da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Programa de ressignificação do sistema de depend~encia c/ outros tempos e espaços de aprendizagem.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Culminância da 1ª etapa do Programa de Ressignificação

        A construção do conhecimento novo pelo aluno depende da relação teoria e prática. Considerando esta premissa a culminância da primeira etapa do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência ocorreu no dia 19 de agosto com a apresentação de atividades propostas durante o curso, com os seguintes temas estruturadores:
I) Qualidade de vida e cidadania – Subtema Módulo I: Lixo – uma questão social; Subtema Módulo III: Terra – Planeta Água; Subtema do Módulo IV: Caatinga e Biodiversidade
Módulo 3: Poluição e desenvolvimento: uma parceria que não dá certo – Subtema: Atmosfera e Poluição.
           A escolha do tema Caatinga e Biodiversidade foi feita em virtude de proporcionar uma contextualização já que a nossa cidade, Jequié, encontra-se em uma região de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga; com isso possibilitar a interlocução entre as disciplinas das diferentes áreas e contribuir para que os(as) estudantes repensem sobre algumas idéias estereotipadas a respeito da Caatinga e entendam as principais características deste bioma e os principais problemas socioambientais da região e percebam as possibilidades para a minimização desses problemas por meio da participação social e do desenvolvimento de atitudes e valores pautados na sustentabilidade socioambiental.
             Sendo assim o nosso objetivo foi estimular as múltiplas inteligências conduzindo o educando a se tornar apto a resolver problemas, interagir com o meio de forma significativa e cidadã ou, quem sabe, criar produtos válidos para seu tempo e sua cultura.
              Aproveitamos o ensejo para comunicar a todos, que a nossa Instituição de Ensino se fará presente no III Encontro Nacional do Ensino de Biologia que acontecerá em Fortaleza no mês de outubro com um relato de experiência com o tema AVENTURANDO-SE EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, de autoria dos professores Marcos Lopes de Souza (Prof. da UESB) e Maria José Sá Barreto Queiroz (Profª do IERP). Este relato enfoca a experiência de Estágio desenvolvido pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia, da UESB, no Programa de Ressignificação da Dependência

          Aproveitamos este espaço também para fazer os nossos agradecimentos a todas as pessoas que participaram direta ou indiretamente para que este evento acontecesse:

A nosso Deus em primeiro lugar, o criador de todas as coisas as quais estão sendo destruídas por nossas próprias mãos;
Aos nossos protagonistas, os alunos do curso de Dependência e seus respectivos responsáveis pela responsabilidade, dedicação, empenho e participação ativa em todo o processo;
A Direção: Profª Élvia, Profª Cynara, Profª Carla e Prof. Ângelo pelo apoio necessário para que o Programa funcione a contento e com bons resultados;
A coordenação pedagógica: Profª Valéria Cosme e Pró Cássia Brandão;
Aos funcionários desta Instituição de Ensino, em especial a Danízio, Evandro, Sr. Ananias, Jairinho, Jocival e Silas.
A UESB pela parceria, em nome do Prof. Dr. Marcos Lopes e seus alunos estagiários do curso de Biologia do ano de 2009 - Caroline, Márcia, Elder, André, Almir e Cláudio .
Aos professores do programa (Márcia Lima, Sintia Emannuelle, Justino e Amélia) que muitas vezes teve de abdicar do tempo com sua família para pesquisas e produção de material, correção das atividades, acompanhamento aos estudos orientados, ensaios, etc.
As mães e sogras das nossas professoras que disponibilizaram seu tempo para confecção das vestimentas dos nossos personagens, em especial D. Ziza Sampaio e D. Tereza Andrade.
Aos nossos filhos e sobrinhos (as) que estiveram presentes nas dramatizações participarando como figurantes e/ou faziam o papel de fotógrafos - Gabriel Queiroz, Kalila Araújo, Rafael e Joilson Jr. e a pequena EmanueleAo Sr. Luís, estofador, que arrumou o nosso painel-cenário;
A Prefeitura Municipal de Jequié, em nome do Secretário de Cultura e Turismo Sr. Bené Sena pelo empréstimo de material daquela secretaria, para ornamentação do auditório;
A Tanzinho, ex presidente do grêmio desta Instituição pelo apoio e dedicação no desenrolar de todas as atividades.
Agradecemos a presença da Direc 13 em nome  do Diretor Sr. Rainer e da Coordenadora da educação Básica  Profª Luzana Pereira. Agradecemos também a presença da Sudeb em nome do seu Assessor Tércio de Jesus e a Renata (foto à direita).


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aconteceu na Caatinga

Trabalho apresentado na culminância da 1ª etapa do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência - Momento da Correção - pelos alunos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ministrada pela Prof. Esp. Sintia Emannuelle.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Apresentação para a Culminância

A primeira etapa do programa de Resignificação do sistema de dependêcia - Momento da Correção - teve início assim:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CONVITE

Convidamos a família, os amigos e amigas de todos nossos educandos para a culminância do primeiro momento do Programa de Ressignificação do Sistema  de Dependência
Data: 19 de agosto.
Horário: 14horas
Venham prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos educandos durante o curso.
Clik no link abaixo para visualizar o folder.
http://www.slideshare.net/Zeinha/culminancia-projeto
http://www.4shared.com/document/QN369kiQ/Culminancia_Projeto.html