quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IERP e UESB presentes no III Encontro Nacional de Biologia em Fortaleza

Bahia apresenta experiência educacional no III Encontro Nacional do Ensino da Biologia
Uma experiência educacional baiana será apresentada no III Encontro Nacional do Ensino da Biologia, que acontecerá de 10 a 13 de outubro, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Intitulado Aventurando-se em uma experiência de estágio curricular para a aprendizagem da docência, o trabalho baiano, fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Instituto de Educação Régis Pacheco, de Jequié, reconfigura os olhares sobre o estágio, a formação de professores e, especialmente, sobre a dependência escolar.
A experiência de estágio curricular aconteceu em 2009, quando 60 estudantes do ensino médio cumpriam a dependência em disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática, no Instituto Régis Pacheco. Foi com este grupo que seis licenciandos em Ciências Biológicas da Uesb passaram a dialogar, exercendo, assim, suas primeiras práticas educativas.
 A professora do Instituto, Maria José Queiroz, dirigiu os trabalhos com o professor orientador do estágio, Marcos Lopes de Souza, da Uesb. Maria José, que coordena o Programa de Ressignificação da Dependência (Progressão Parcial) no Instituto diz que os estagiários ficaram surpresos com o sistema de ensino que eles encontraram. Leia mais :
Encontro com os estagiários e orientador do estágio
Profª Mª José (coordenadora do Programa no IERP) à sua esquerda Prof. Dr. Marcos Lopes da UESB, seguidos dos estagiários, hoje formados: André, Caroline, Márcia, Almir e Elder