O lixo é tecnicamente chamado de Resíduas Sólidos. Conceituamo-nos como qualquer material quando seu proprietário ou produtor não o considera mais com o valor suficiente para conserva-lo; por outro lado, o lixo resulta da atividade humana por isso considerado inesgotável, é diretamente proporcional à intensidade industrial e o aumento populacional.
Quando o homem explora os recursos da terra e não os reutiliza ou recicla, o meio ambiente se polui com o refugo desse produtos. A poluição impede que os ciclos naturais se realizem apropriadamente.
A poluição do solo é caracterizada principalmente pela lei da entropia ou desordem (2ª lei da termodinâmica), onde nas transformações de energia seja natural ou artificialmente sempre há degradação da energia, ou seja, a energia torna-se cada vez menos utilizável à proporção da sua utilização.
O lixo pode ser parcialmente utilizado gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e a economia de recursos naturais.
Vamos conhecer algumas caracteísticas do lixo:
a)Características Físicas do lixo
•Compressividade ( redução do volume )
•Teor de unidade ( quantidade de água )
•Peso específico ( peso dividido pelo volume)
•Per capta ( produção diária Kg/hab/dia)
A quantidade de lixo produzido por pessoa, chamado "per capita", varia com os mesmos fatores da composição do lixo.
A determinação da quantidade de lixo "per capita", é um dos dados de grande importância para projetos de acondicionamento, coleta, transporte e tratamento final do lixo.
b)Características Químicas
•Poder calorífico ( quantidade de calor desprendida na combustão )
•Teor de matéria orgânica ( % de matéria orgânica)
•Relação carbono nitrogênio C/N ( determina o grau de degradação da matéria orgânica)
•Potencial de hidrogênio PH ( alcalinidade ou acidez )
c)Características Biológicas
Por conter alto teor energético (água, abrigo e alimento), algumas espécies (micro vetores e macro vetores) utilizam o lixo como nicho ecológico.
Reino Plantae - Os vegetais
Há 9 anos