A escolha do tema “Caatinga e Biodiversidade” para o IV Módulo do Projeto de Ressignificação do Sistema de Dependência com Outros Tempos e Espaços de Aprendizagem partiu da premissa de que o ensino na área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias deve contemplar, entre outras coisas, a contextualização dos conhecimentos, a investigação e interpretação da realidade em que vivem os educandos, a tomada de decisões sobre problemáticas atuais e a transformação social, política, cultural e econômica em prol da justiça e igualdade social.
Historicamente, a Caatinga foi entendida como um bioma homogêneo, com pouca diversidade, associada à seca, à morte e à pobreza social. As representações apresentadas pelos livros didáticos e pelos meios de comunicação retratam uma Caatinga “feia”, com animais e plantas mortos, inóspita e ruim para viver. Com base no pressuposto de que Jequié é uma região de transição entre a Mata Atlântica e Caatinga, é importante que os(as) educandos(as) ressignifiquem o olhar sobre a Caatinga, suas características físicas, biológicas, sociais e culturais, despindo-se dos seus preconceitos e construindo novos olhares.
Torna-se relevante perceber a Caatinga como rica em biodiversidade (mesmo não estando tão aparente aos nossos olhos); diversa em suas paisagens; apresentando uma flora e fauna com adaptações que as possibilitam viver neste ambiente e sendo o único bioma exclusivamente brasileiro. Ao mesmo tempo, espera-se sensibilizar os(as) estudantes para os problemas sócio-ambientais evidentes na Caatinga: desmatamento, queimadas, extrativismo vegetal, introdução de espécies exóticas; caça e tráfico de animais silvestres e o fato de mais de 80 espécies de animais e vegetais deste bioma estarem risco de extinção. Ao conhecer mais profundamente essas problemáticas, os(as) discentes poderão enquanto cidadãos e cidadãs contribuir para o enfrentamento delas.
Enfim, espera-se que
esta parceria entre o IERP e a Universidade Estadual do Sudoeste na Bahia no desenvolvimento desta etapa do programa contribua, de um lado, na formação de adolescentes e jovens mais atentos às situações de sua realidade e capazes de agir em prol da melhoria da qualidade de vida e, de outro, possibilite aos(às) licenciandos(as) vivenciarem outras experiências pedagógicas pautadas na articulação entre as áreas do conhecimento, na dialogicidade, na construção dos saberes e no desenvolvimento de estratégias participativas e problematizadoras.
Texto escrito pelo Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza. Prof. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié.
Nossos agradecimentos ao Prof. Marcos pelo apoio e colaboração ao Programa de Ressignificação do sistema de dependência do IERP.