quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IERP e UESB presentes no III Encontro Nacional de Biologia em Fortaleza

Bahia apresenta experiência educacional no III Encontro Nacional do Ensino da Biologia
Uma experiência educacional baiana será apresentada no III Encontro Nacional do Ensino da Biologia, que acontecerá de 10 a 13 de outubro, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Intitulado Aventurando-se em uma experiência de estágio curricular para a aprendizagem da docência, o trabalho baiano, fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Instituto de Educação Régis Pacheco, de Jequié, reconfigura os olhares sobre o estágio, a formação de professores e, especialmente, sobre a dependência escolar.
A experiência de estágio curricular aconteceu em 2009, quando 60 estudantes do ensino médio cumpriam a dependência em disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática, no Instituto Régis Pacheco. Foi com este grupo que seis licenciandos em Ciências Biológicas da Uesb passaram a dialogar, exercendo, assim, suas primeiras práticas educativas.
 A professora do Instituto, Maria José Queiroz, dirigiu os trabalhos com o professor orientador do estágio, Marcos Lopes de Souza, da Uesb. Maria José, que coordena o Programa de Ressignificação da Dependência (Progressão Parcial) no Instituto diz que os estagiários ficaram surpresos com o sistema de ensino que eles encontraram. Leia mais :
Encontro com os estagiários e orientador do estágio
Profª Mª José (coordenadora do Programa no IERP) à sua esquerda Prof. Dr. Marcos Lopes da UESB, seguidos dos estagiários, hoje formados: André, Caroline, Márcia, Almir e Elder

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O SERTANEJO e SUA SINA

Trabalho produzido pela Profª Esp. Márcia Lima de Oliveira Sampaio e os alunos do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência com outros Tempos e Espaços de Aprendizagem na Área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias.
Apresentado na culminância da 1ª etapa do Programa - Momento da Correção - que ocorreu em 19 de agosto de 2010 no auditório do Instituto de Educação Régis Pacheco.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Último Capítulo de Gênesis.mpg

O homem tem destruído com as próprias mãos o nosso meio ambiente em busca de conforto do progresso. Quanta tecnologia, quantos avanços...Poluição e desenvolvimento uma parceria que não dar certo. Foi a partir deste tema que os alunos da área de Ciências humanas e suas Tecnologias produziram este jogral que foi apresentado na culminância da 1ª etapa do programa de ressignificação.

domingo, 29 de agosto de 2010

O sertanejo e sua sina

Trabalho produzido pela Profª Esp. Márcia Lima de Oliveira Sampaio e os alunos da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Programa de ressignificação do sistema de depend~encia c/ outros tempos e espaços de aprendizagem.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Culminância da 1ª etapa do Programa de Ressignificação

        A construção do conhecimento novo pelo aluno depende da relação teoria e prática. Considerando esta premissa a culminância da primeira etapa do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência ocorreu no dia 19 de agosto com a apresentação de atividades propostas durante o curso, com os seguintes temas estruturadores:
I) Qualidade de vida e cidadania – Subtema Módulo I: Lixo – uma questão social; Subtema Módulo III: Terra – Planeta Água; Subtema do Módulo IV: Caatinga e Biodiversidade
Módulo 3: Poluição e desenvolvimento: uma parceria que não dá certo – Subtema: Atmosfera e Poluição.
           A escolha do tema Caatinga e Biodiversidade foi feita em virtude de proporcionar uma contextualização já que a nossa cidade, Jequié, encontra-se em uma região de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga; com isso possibilitar a interlocução entre as disciplinas das diferentes áreas e contribuir para que os(as) estudantes repensem sobre algumas idéias estereotipadas a respeito da Caatinga e entendam as principais características deste bioma e os principais problemas socioambientais da região e percebam as possibilidades para a minimização desses problemas por meio da participação social e do desenvolvimento de atitudes e valores pautados na sustentabilidade socioambiental.
             Sendo assim o nosso objetivo foi estimular as múltiplas inteligências conduzindo o educando a se tornar apto a resolver problemas, interagir com o meio de forma significativa e cidadã ou, quem sabe, criar produtos válidos para seu tempo e sua cultura.
              Aproveitamos o ensejo para comunicar a todos, que a nossa Instituição de Ensino se fará presente no III Encontro Nacional do Ensino de Biologia que acontecerá em Fortaleza no mês de outubro com um relato de experiência com o tema AVENTURANDO-SE EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, de autoria dos professores Marcos Lopes de Souza (Prof. da UESB) e Maria José Sá Barreto Queiroz (Profª do IERP). Este relato enfoca a experiência de Estágio desenvolvido pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia, da UESB, no Programa de Ressignificação da Dependência

          Aproveitamos este espaço também para fazer os nossos agradecimentos a todas as pessoas que participaram direta ou indiretamente para que este evento acontecesse:

A nosso Deus em primeiro lugar, o criador de todas as coisas as quais estão sendo destruídas por nossas próprias mãos;
Aos nossos protagonistas, os alunos do curso de Dependência e seus respectivos responsáveis pela responsabilidade, dedicação, empenho e participação ativa em todo o processo;
A Direção: Profª Élvia, Profª Cynara, Profª Carla e Prof. Ângelo pelo apoio necessário para que o Programa funcione a contento e com bons resultados;
A coordenação pedagógica: Profª Valéria Cosme e Pró Cássia Brandão;
Aos funcionários desta Instituição de Ensino, em especial a Danízio, Evandro, Sr. Ananias, Jairinho, Jocival e Silas.
A UESB pela parceria, em nome do Prof. Dr. Marcos Lopes e seus alunos estagiários do curso de Biologia do ano de 2009 - Caroline, Márcia, Elder, André, Almir e Cláudio .
Aos professores do programa (Márcia Lima, Sintia Emannuelle, Justino e Amélia) que muitas vezes teve de abdicar do tempo com sua família para pesquisas e produção de material, correção das atividades, acompanhamento aos estudos orientados, ensaios, etc.
As mães e sogras das nossas professoras que disponibilizaram seu tempo para confecção das vestimentas dos nossos personagens, em especial D. Ziza Sampaio e D. Tereza Andrade.
Aos nossos filhos e sobrinhos (as) que estiveram presentes nas dramatizações participarando como figurantes e/ou faziam o papel de fotógrafos - Gabriel Queiroz, Kalila Araújo, Rafael e Joilson Jr. e a pequena EmanueleAo Sr. Luís, estofador, que arrumou o nosso painel-cenário;
A Prefeitura Municipal de Jequié, em nome do Secretário de Cultura e Turismo Sr. Bené Sena pelo empréstimo de material daquela secretaria, para ornamentação do auditório;
A Tanzinho, ex presidente do grêmio desta Instituição pelo apoio e dedicação no desenrolar de todas as atividades.
Agradecemos a presença da Direc 13 em nome  do Diretor Sr. Rainer e da Coordenadora da educação Básica  Profª Luzana Pereira. Agradecemos também a presença da Sudeb em nome do seu Assessor Tércio de Jesus e a Renata (foto à direita).


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aconteceu na Caatinga

Trabalho apresentado na culminância da 1ª etapa do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência - Momento da Correção - pelos alunos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ministrada pela Prof. Esp. Sintia Emannuelle.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Apresentação para a Culminância

A primeira etapa do programa de Resignificação do sistema de dependêcia - Momento da Correção - teve início assim:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CONVITE

Convidamos a família, os amigos e amigas de todos nossos educandos para a culminância do primeiro momento do Programa de Ressignificação do Sistema  de Dependência
Data: 19 de agosto.
Horário: 14horas
Venham prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos nossos educandos durante o curso.
Clik no link abaixo para visualizar o folder.
http://www.slideshare.net/Zeinha/culminancia-projeto
http://www.4shared.com/document/QN369kiQ/Culminancia_Projeto.html

sábado, 31 de julho de 2010

CULMINÂNCIA DO MOMENTO DA CORREÇÃO - DEPENDÊNCIA

Olá, estamos chegando ao final da primeira etapa do Programa de  Ressignificação do Sistema de Dependência com os alunos do Ensino Médio.
No dia 19 de agosto estaremos apresentando alguns trabalhos que foram desenvolvidos durante o projeto.
Fiquem atentos às datas dos ensaios e organização do cenário.

terça-feira, 20 de julho de 2010

ATENÇÃO ALUNOS DA PRÓ AMÉLIA - CIÊNCIAS HUMANAS

Não haverá aula no dia 21 de julho de 2010. O encerramento do Módulo IV ficará para o dia 4 de agosto de 2010.
Atenção os alunos que estão ensaiando com a Pró Márcia,  para a culminância que acontecerá em agosto tem ensaio nos seguintes horários:
Dia 21 de julho - Quarta-feira às 15h30
Jualas Fidélis e Luciano
Dia 21 de julho - Quarta-feira às 16h30  
Fábio Pires
Marta Isabel
Jéssica Silva
Jéssica Matos
Isis Poliana
Keilane
Ivana
Crislane
Roberta da Purificação
Laís Dias
Sua presença é indispensável!!!
Seja responsável!!!!

MOMENTO DA PREVENÇÃO - Aberta as inscrições para o reforço

As inscrições para o 2º momento do programa de Ressignificação - MOMENTO DA PREVENÇÃO - estão abertas até o dia 28 de julho de 2010. Inicialmente atenderemos os alunos e alunas que estão cursando a 7ª série que estão em defasagem idade/série e/ou dificuldades na aprendizagem principalmente em Língua Portuguesa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Culminância da primeira etapa do Programa da dependência adiada

Atenção educandos(as) e educadores(as) do programa de Ressignificação do sistema da Dependência, a nossa culminância que seria dia 29 de julho está adiada, com data ainda a definir.
Voltamos a lembrar que o encerramento do Módulo IV que seria dia 27 de julho - terça feira - das áreas de Linguagens (Pró Márcia) e Matemática e suas Tecnologia (Prof. Justino) ficará para o dia 03/08/2010.
Qualquer dúvida favor procurar a Coordenação do Programa.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Modelo do Porfólio – Momento da correção - Dependência

Os alunos terão 30 dias, a contar do último encontro (28 de Julho), 31 de agosto de 2010 para entregar o Portfólio à coordenação do curso.
Este trabalho constará como avaliação final do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência, para tanto deve seguir algumas orientações.
Mas o que é um Portfólio?
O portfólio é uma coleção organizada e devidamente planejada de trabalhos produzidos ao longo de um período de tempo (curso), ou seja, consiste num dossiê onde são colocados trabalhos realizados ao longo do ano letivo.
Tem o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo no curso, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos.
O que deve conter?
O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo.
Deverá conter todas as atividades extra-classe, incluindo os relatórios, pesquisas de campo, pesquisas dirigidas na internet, pesquisas diversas, pequenos comentários escritos sobre uma visita de estudo ou um filme educativo que passou, trabalhos individuais ou de grupo, resoluções dos exercício e algumas atividades classes que serão indicadas por seu professor ou sua professora.
Todos estes trabalhos devem ser devidamente datados de forma a fornecerem informações sobre os progressos, as aprendizagens e as experiências.
Como Organizar?
· Capa
· Apresentação (2ª folha):
· Sumário ou Índice (3ª folha): Sequência dos tópicos indicando suas respectivas páginas.
I. Introdução (4ª folha): Falar sobre o objetivo do portfólio, fazer uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo.
II. Desenvolvimento: Fazer uma abordagem sobre os diversos temas desenvolvidos no decorrer do curso.
III. Conclusão: Suas expectativas foram atendidas? O que você aprendeu? Quais suas descobertas? Houve dificuldades? Você conseguiu vencê-las? Qual sua avaliação do curso? O que deve continuar? O que deve ser melhorado?
· Bibliografia
IV. Anexo: organizar as atividades classe indicada pelo professor e todas as extra-classe por módulo, indicando o número da página da respectiva atividade, com separação p/ cada módulo.
Obs.: Após cada atividade você deverá fazer um breve comentário podendo responder a uma ou várias destas perguntas (De que modo é que a tarefa me ajudou a aprender alguma coisa? O que eu já sabia? O que aprendi a partir desta tarefa? Teria feito algo diferente se tivesse tido mais tempo? Como vejo a qualidade do trabalho realizado?)
Obs.: Se possível anexar fotos das pesquisas de campo realizadas.
Para que serve o Portfólio?
O portfólio é um elemento de avaliação do progresso de um aluno. Serve para:
· Enriquecer o processo de avaliação;
· O aluno refletir e perceber o tipo de trabalho desenvolvido;
· Diagnosticar as dificuldades sentidas pelo aluno;
· Verificar as situações de melhor aprendizagem;
· Desenvolver o espírito crítico;
· Encorajar a aprendizagem autônoma;
· Evidenciar o progresso em direção aos resultados esperados;
· Proporcionar oportunidades de ajuda e crescimento mútuos.
O que vai ser avaliado?
· A organização;
· O cuidado na apresentação;
· A seleção e a diversidade dos trabalhos;
· A correção e adequação dos processos e produtos apresentados (atividades previamente corrigidas)..
· A reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos;
· A evolução ao longo do ano.
Os professores e coordenação estarão disponíveis para quaisquer dúvidas e orientações.
Os alunos que necessitarem utilizar o laboratório de informática devem agendar suas visitas junto à coordenação de segunda a quarta-feira.
Você vai precisar desses dados na apresentação:
Área 01 = Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Profª. Márcia Lima de Oliveira Sampaio.
Área 02 = Ciências Humanas e suas Tecnologias – Profª. Amélia Oliveira Barbosa da Silva
Área 03 = Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Profª. Sintia Emmanuelle Andrade de Santana
Área 04 = Matemática e suas tecnologias – Prof. Justino Sá Barros Neto
Atenção! Trabalhos digitados ou manuscritos devem respeitar a seguinte formatação:
Margens: superior = 3 cm / Esquerda = 3 cm / Inferior = 2 cm / Direita = 2 cm.
Fonte: Arial 12
Não esqueçam os parágrafos. Alinhar o texto às margens esquerda e direita, adicionando espaços extras entre as frases conforme necessário, promovendo uma aparência organizada do texto.



Como escrever a bibliografia?
Para livros:
LINHARES, Sérgio, GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume único. 1 ed. São Paulo: Ática, 2005.
Matérias da Internet:
ÁGUA In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. 2006. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua. Acesso em 7 de abr. 2009.
ENERGIA QUE VEM DO LIXO. Disponível em: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/energia-vem-lixo-11-02-08.htm. Acesso em: 17 abr. 2009.
Entrevistas/ Depoimento:
SOBRENOME, PRENOME abreviado do entrevistado. Título: subtítulo (se houver) do tema: Órgão que representaa. Entrevista concedida a fulano de tal. Cidade, ano.
Exemplo:
QUEIROZ, Mª José Sá Barreto. Orientação para o funcionamento do Programa de Ressignificação. Professora formadora do Programa de Ressignificação da Dependência do IERP. Entrevista concedida a Márcia Lima de Oliveira Sampaio. Jequié, BA. 2010.
Para acessar o modelo do portfólio clique no link abaixo ou copie e cole no espaço do endereço:
 http://www.slideshare.net/Zeinha/modelo-portflio-4497064

2ª Reunião com alunos e seus respectivos responsáveis - Ensino Médio

 
Reunião dos alunos do Programa de ressignificação do sistema de dependência para esclarecimentos de dúvidas e divulgação de datas importantes do primeiro momento do programa – Correção.
Para visualizar os slides apresentados na reunião clic no link abaixo:

SlideShare » Upload
100_1257 100_1248 100_1226100_1229

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FIQUEM ATENTOS ÀS DATAS....

07 de junho - ENCERRAMENTO DO MÓDULO III DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS 
08 de junho - ENCERRAMENTO DO MÓDULO III DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
09 de junho - ENCERRAMENTO DO MÓDULO III DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
16 de junho - ENCERRAMENTO DO MÓDULO III DE MATEMÁTICA  E SUAS TECNOLOGIAS
19 de junho a 4 de julho RECESSO JUNINO;
29 de julho – CULMINÂNCIA DO PROJETO com todas as disciplinas (àreas do Conhecimento)
31 de agosto – ENTREGA DA AVALIAÇÃO FINAL - PORTFÓLIO

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Coerência textual: interligação entre as partes do todo

A Profª Esp. Márcia Lima de Oliveira Sampaio procura dinamizar as suas aulas de todas as maneiras, procurando sempre motivar a sua turma com diferentes estratégias e metodologias de ensino, sendo assim culminou os trabalhos do Módulo II na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com o conteúdo Coerência textual: interligação harmoniosa entre as partes do todo - para tanto aplicou a técnica do Texto Coletivo. Com os seguintes objetivos: aplicar conhecimentos linguísticos responsáveis pela continuidade de sentidos; desenvolver a coerência na inter-relação de texto verbal; explicar a coerência e/ou incoerência nos textos; demonstrar habilidade de caracterizar os textos coletivamente produzidos em: os mais engraçados, os mais coerentes, os mais confusos e os mais interessantes.
A atividade foi bastante significativa. Os alunos gostaram da dinâmica, participaram ativamente e foram capazes de perceber as coerências e incoerências nos textos.
A outra atividade foi um desafio: os alunos foram divididos em 4 grupos; cada grupo recebeu um tema sobre preservação ambiental (preservação da água, da fauna, da flora e do planeta); usando apenas machetes de jornais e revistas construíram frases coerentes sobre os temas propostos. Aqui também foi explorado a coerência visual.

Check out this SlideShare Presentation:

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Assessoria de Programas e Projetos Especiais - Fala sobre o Programa

Desenvolvido pelas Unidades Escolares da rede pública estadual, o Programa de Ressignificação da Dependência (Progressão Parcial) é uma experiência inovadora de sucesso, que vem sendo ampliada na rede, sob o aval da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Leia mais em: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/310

Álbum da WEB Picasa - Fotos do Programa de ressignificação - 2010

Olá! faça uma visitinha aos álbuns do programa de ressignificação do sistema de dependência para acompanhar o desenvolvimento do nosso trabalho.
http://picasaweb.google.com.br/home

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ESTRANGEIRISMO - Estudo Orientado da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

ESTRANGEIRISMO. O QUE PENSA O POVO.

Por todos os lugares há estrangeirismos: no bar, na lanchonete, no mercado, no banco, nos restaurante, nas lojas em outros estabelecimentos. Mas qual é a razão pela qual as pessoas usam tanto estrangeirismo? Por que usar o inglês em vez do português?

Fizemos uma pesquisa nas ruas da cidade, em lojas, bancos e outros estabelecimentos comerciais e essa mostrou que de uma certa forma o inglês influencia as pessoas. No caso de uma loja com o nome de Hot Point, foram abordados vários clientes e questionou-se sobre a influência do nome da loja em inglês e a possível mudança do nome para o referente em português Ponto Quente. Algumas pessoas não gostariam da mudança do nome, pois entraram na loja para comprar devido ao nome diferente (a loja tem o nome em inglês). E, segundo o gerente da loja, o nome foi escolhido em inglês, pois se tivesse que colocar o correspondente em português, eles (os donos) não teriam colocado, pois não seria um nome atrativo e se pareceria mais com o nome de uma lanchonete do que com o nome de uma loja de roupas, como é o caso.

Nos estabelecimentos bancários, as expressões em inglês são comuns, e de acordo com um gerente, esses nomes não são trocados pelo correspondente devido a muitos bancos terem sido comprados por bancos internacionais, e também por uma questão de globalização. Porém, ele reconhece que a maioria dos clientes do banco não entende os termos em inglês e busca freqüentemente ajuda.

Para saber o que o povo pensa, foram entrevistadas 50 pessoas, sendo 58% do sexo masculino e 42% do sexo feminino; a maioria é maior de 22 anos e com apenas o Ensino Médio completo. A primeira questão foi sobre qual a importância da língua inglesa em nosso país, ao que 45% responderam que é importante devido à globalização e à necessidade de se saber uma segunda língua; 55% consideram desnecessário o uso de termos da língua inglesa, pois isso só contribui para a degeneração da nossa língua. Para 23% dos entrevistados, a televisão é a maior responsável por essa invasão; 27% acham que o responsável é a globalização; 40% acham que moda, música, alimentação e influências culturais de países de língua inglesa é que são os responsáveis por essa invasão.

No comércio, há um grande e abusivo uso de termos em inglês. Nesses estabelecimentos, 56% dos donos e gerentes dizem que a escolha foi por mero acaso, porém, 34% escolheram o uso de nomes e termos da língua inglesa por acharem que ela tem maior influência sobre a decisão dos brasileiros na hora de escolher um estabelecimento; já 10% desses entrevistados deram outros motivos diferentes para justificar a escolha.



CONCLUSÃO

Podemos entender que a importação do léxico em inglês é conseqüência de um processo de adoção cultural, e de certa forma inevitável. Em última instância, a posição crítica do trabalho rejeita o uso abusivo de expressões, sendo que na maioria das vezes a língua portuguesa oferece equivalentes.

De certa forma, os brasileiros não estão sentindo que a língua inglesa ameaça a língua portuguesa e a nossa cultura. Portanto, entendemos que o projeto de Aldo Rebelo não é apenas um “idiotismo”, como diz a oposição, mas sim um projeto que visa evitar o uso desnecessário de palavras da língua inglesa quando temos um correspondente em português. Apesar de ser um projeto difícil, complicado, de longo fôlego, resta que se estabeleça o que é e o que não é exagero. E, enquanto não aparece alguém que possa fazer isso de maneira coerente, os professores de língua portuguesa do país têm condições de conscientizar os alunos de que sua língua é a sua pátria.

Temos que reconhecer que o projeto não veio bloquear o desenvolvimento da nossa língua em relação ao mundo, mas evitar a desmoralização da língua portuguesa e incentivar o brasileiro a valorizar o que é seu. Esse sentimento deve ser o sentimento de cada um de nós. Pode ser que conscientizar seja pouco e insuficiente, porém enquanto houver professores há esperança!

Se os professores de todas as áreas darem tempo para estudar e refletir à sua classe, e os objetivos do currículo escolar é introduzir os alunos à proteção do idioma, certamente no futuro o que hoje é uma polêmica, amanhã será patriotismo.

Fernando Pessoa, grande poeta português, afirma: “Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa”.

Há uma frase que diz: “Só se deixa dominar quem não se sente dominado por aquilo que é seu”. Enquanto não existir patriotismo brasileiro, nós seremos dominados. A missão que temos vai além de ensinar uma língua, nossa missão é formar cidadãos patriotas.

 
Eliane de Paula Batista Pompei
FONTE:: www.unasp-ec.edu.br/biblioteca/.../tcc-tradutor%5Ctcceliane.doc
Parte do texto: ESTRANGEIRISMOS: EVOLUÇÃO OU REVOLUÇÃO

quinta-feira, 25 de março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

Primeira reunião do Programa de Ressignificação da dependência

Check out this SlideShare Presentation:

Primeira Reunião 2010

No dia 18 de março de 2010 tivemos a primeira reunião com os alunos do Programa de ressignificação da Dependência e seus respectivos responsáveis para apresentação do Programa em 2010 e esclarecimento de dúvidas.
Acesse os slides da reunião no seguinte endereço:
http://www.slideshare.net/Zeinha/reuniao-pais-programa-de-ressignificao-ierp-jequi2010
Conheça as nossas professoras da direita para a esquerda
Márcia Lima, Amélia Silva, Sintia Emmanuelle e o
nosso caçulinha Prof. Justino.

INÍCIO DAS AULAS DO PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA DEPENDÊNCIA

No dia 15 de março de 2010 demos início ao 1º momento do Programa de Ressignificação da Dependência escolar - Momento da Correção. Atendendo aos alunos que ficaram na dependênciacia em até três disciplinas do ensino médio. Os encontros acontecem no turno oposto em que os educando estudam, tendo total aceitação para o turno vespertino, das 13horas e 30 minutos às 17horas e 10 minutos com as seguintes turmas agrupadas por área do conhecimento:
Turma 01: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Arte e Educação Física), todas as TERÇAS-FEIRAS, com a Profª Esp. Márcia Lima.
Turma 02: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Biologia e Física) todas as SEGUNDAS-FEIRAS, com a Profª Sintia Emmanuelle Santana.
Turma 03: Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) todas as QUARTAS-FEIRAS, com a Profª Amélia Silva.
Turma 04 e 05: Matemática e suas Tecnologias (Matemática) todas as TERÇAS e QUARTAS-FEIRAS, com o Prof. Esp. Justino Sá Barros Neto.

Encontro com Professoras do Colégio PIO XII

No mês de fevereiro de 2010, após a Jornada Pedagógica, tivemos o prazer de receber a visita das Professoras do Colégio Pio XII do município de Jaguaquara - Direc 13 -   em busca de informações sobre o Programa de Ressignificação da Dependência. O qual funcionou em caráter experimental no ano de 2009 com resultados  satisfatórios, conforme apresentado no Segundo Encontro Político Pedagógico ocorrido no mês de novembro em Salvador.
Após o Programa ter sido reconhecido pelo governo do estado, conscientes do dever cumprido com responsabilidade, dedicação, muita luta e competência de todos os professores envolvidos em 2009 - Eliene Cirqueira e Ielfonso Francisco na área de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias, Márcia Lima O. Sampaio nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, Mª José S. B. Queiroz como professora formadora do Programa.

Fotos do MOMENTO DA PREVENÇÃO 2009

Encerramento do 2º momento do Programa de Ressignificação da Aprendizagem - Momento da Prevenção - nas desciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas foram ministradas pelas Profª. Márcia Lima de Oliveira Sampaio, Wilcréia Menezes e o Prof. Idelfonso Francisco  no ano de 2009.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Programa de Ressignificação da Dependência_ Ierp_Jequié

Desenvolvimento e resultados alcançados no Programa de Ressignificação da Dependência.
Este material foi apresentado pela Profª Esp. Mª José Sá Barreto Queiroz na Jornada Pedagógica de 2010 nos três Pólos da Direc 13: Ipiaú, Jaguaquara e Jequié.
Check out this SlideShare Presentation:

Jornada pedagógica 2010

Durante três dias do mês de fevereiro  (3, 4 e 5), tivemos a oportunidade de está participando da Jornada Pedagógica junto a equipe da Direc 13, nos seguintes Pólos Jaguaquara, Ipiaú e Jequié, apresentando a nossa experiência no Programa de Ressignificação da Dependência.
Ficamos muito lisonjeados Direção, professora formadora (Mª José S. B. Queiroz),  professores envolvidos no Projeto (Eliene Cirqueira, Idelfonso Francisco, Márcia Lima Oleiveira Sampaio, Saionara Santana) e por que não dizer todos que fazem parte desta Instituição de Ensino, quando lemos as orientações pedagógicas  da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB para a Jornada Pedagógica de 2010 que teve como tema o Percurso Educativo: subsídios para a elaboração de planos de trabalho, que teve como um dos tópicos "Até onde avançamos?" onde estava em destaque os trabalhos desenvolvidos pelo Pólo se Jequié. Neste pólo temos três escolas envolvidas Faraíldes Santos (Jequié), Nossa Senhora da Conceição (Ubatã) e o nosso Instituto de Educação Régis Pacheco o qual iniciou o seu projeto no mês de março de 2009, participando do 1º Encontro Pólitico Pedagógico para apresentação do Projeto, que já estava no 3º módulo, com os alunos em dependência (mês de junho),  e do 2º Encontro para apresentação dos resultados alcançados, tanto do momento de "Correção" quanto o da "Prevenção" junto a SUDEB, esses Encontros foram realizados em Jequié e em Salvador, respectivamnte, sob a coordenação da Assessoria de Projetos e Programas Especiais.
Destaco aqui o parágrafo que  faz referência ao Pólo de Jequié:
"...O grupo de Educandos que participaram do Encontro Pedagógico do Pólo de Jequié fez observações bastante significativas sobre a organização dos tempos e sobre o tratamento dado ao currículo Destacaram a possibilidade de ter atendimento mais individualizado como algo de extrema relevância; referiram que a prática de pesquisa em grupos lhes ensina a trabalhar coletivamente e operar com os conceitos básicos do conhecimento colocado em pauta. os educadores ratificaram esses aspectos, salientando as inúmeras possibilidades de trabalho, experimentação e organização curricular."
Leia mais em: http://www.sec.ba.gov.br/jornadapedagogica/documentos/orientacoes_pedagogicas.pdf

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Momento da Prevenção

Os alunos que participaram do 2º momento do Programa de Ressignificação - O Momento da Prevenção - puderam participar do Conselho de classe com um crédito a mais, apresentamos o relatório com o parecer de cada aluno e pudemos ouvir elogios dos professores quanto ao compromisso dos educandos que se mantiveram firme até o final do curso.Os quais passaram a frequentar as aulas do ensino regular com mais assiduidade, mudando o seu comportamento em sala de aula bem como a sua participação nas atividades em classe.
Aproveito aqui para parabenizar o trabalho dos Professores que direta ou indiretamente estiveram presentes conosco nesse novo caminhar: Prof. Esp. Eliene Cirqueira dos Santos, Prof.Esp. Márcia Lima de Oliveira Sampaio, Prof. Esp. Idelfonso Francisco Santos Filho, Prof. Wilcréia Menezes. Que Deus possa está abençoando cada um de voces dando força, saúde, capacidade para discernir o certo do errado, orientação e proteção nessa e em outras jornadas.
Nosso muito Obrigada também a Direção do IERP, a coordenação pedagógica, a todos os funcionários que confiaram no nosso trabalho e contribuiram para o nosso sucesso.

Resultados do 1º ano do Programa de ressignificação do IERP


O Programa de ressignificação do IERP foi coroado de êxito, apesar das dificuldades encontradas, pudemos concluir o curso com bons resultados. Salientamos que o número de alunos desistentes inclui-se também os que evadiram, ou até mesmo aquele que nem chegaram a frequentar o ensino regular e de igual modo o programa.