Bahia apresenta experiência educacional no III Encontro Nacional do Ensino da Biologia
Uma experiência educacional baiana será apresentada no III Encontro Nacional do Ensino da Biologia, que acontecerá de 10 a 13 de outubro, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Intitulado Aventurando-se em uma experiência de estágio curricular para a aprendizagem da docência, o trabalho baiano, fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Instituto de Educação Régis Pacheco, de Jequié, reconfigura os olhares sobre o estágio, a formação de professores e, especialmente, sobre a dependência escolar.
A experiência de estágio curricular aconteceu em 2009, quando 60 estudantes do ensino médio cumpriam a dependência em disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática, no Instituto Régis Pacheco. Foi com este grupo que seis licenciandos em Ciências Biológicas da Uesb passaram a dialogar, exercendo, assim, suas primeiras práticas educativas.
A professora do Instituto, Maria José Queiroz, dirigiu os trabalhos com o professor orientador do estágio, Marcos Lopes de Souza, da Uesb. Maria José, que coordena o Programa de Ressignificação da Dependência (Progressão Parcial) no Instituto diz que os estagiários ficaram surpresos com o sistema de ensino que eles encontraram. Leia mais :
Encontro com os estagiários e orientador do estágio
Profª Mª José (coordenadora do Programa no IERP) à sua esquerda Prof. Dr. Marcos Lopes da UESB, seguidos dos estagiários, hoje formados: André, Caroline, Márcia, Almir e Elder
Nenhum comentário:
Postar um comentário