Demos início no dia 14 de março de 2011, às aulas do Programa de Ressignificação do Sistema de Dependência com os alunos do Ensino Médio.
A primeira oficina foi com os alunos que ficaram em dependência em Matemática e/ou Física e Biologia e/ou Química - (2 turmas).
Desenvolvimento da oficina:
1º momento:
A sala foi organizada com uma fila indiana e ao redor da última carteira abrimos um semicirculo e outras carteiras aleatoriamente espalhada na sala. Na fila indiana colocamos uma bala e dentre as carteiras estavam algumas com pequenos defeitos. A medida que os alunos foram chegando, ocupavam as carteiras aleatoriamente.
Alguns alunos que ocuparam a fila indiana pegaram a bala e imediatamente sem nada perguntar degustaram-a; outros além de pegar a bala que estava em sua carteira, pegaram a de outra.
A primeira carteira da fila ficou intacta, outras carteiras "com defeito" foram imediatamente substituídas, alguns alunos tiraram carteiras do círculo colocando junto dos seus "pares".
Enquanto os alunos se acomodavam e faziam as trocas ou substituições a professora ia registrando todos os passos.
Alguns curiosos perguntaram porque a sala estava arrumada daquele jeito, porque só algumas carteiras tinham balas?
Paramos para refletir sobre nossas atitudes no cotidiano:
É lícito pegar o que não nos pertence?
Porque não podemos sentar em uma carteira com defeito, mas o outro pode?
Porque tiramos as carteiras do lugar que estava, sem antes saber o porque estava arrumada daquele jeito?
Regras são para ser respeitadas? Ou só as que nos interessam? as regras que nos beneficiam diretamente?
Com esta dinâmica tivemos a oportunidade de apresentar o Tema gerador do curso e respectivos sub-temas:
Tema gerador - Ética e os espaços de convivência
Módulo 1 - Ética: compreensão e atitude
Módulo 2 - Ética: Consumo e dignidade humana
Módulo 3 - Um pacto pela vida do Planeta
Módulo 4 - Ética e as relações interpessoais
2º Momento: Dinâmica de apresentação - TUDO SOBRE MIM
Os alunos foram convidados a responder alguns questionamentos por escrito e compartilar suas rerspostas com os colegas sentados ao seu lado.
Objetivo: possibilitar a integração do grupo, a percepção sobre si mesmo e sobre o outro, conhecer suas qualidades e limitações.
Questoões:
a. Qual o seu nome? b. O que você mais gosta de fazer? c. O que menos gosta? d. Uma qualidade. e. Um defeito. f. Onde eu quero chegar?
Após as apresentações, os alunos assistiram um vídeo com o título Motivação para o sucesso, onde puderam perceber novamente para conseguir atingir os objetivos, não precisamos infligir leis nem alterar a ordem natural do processo, no entanto é necessário ter garra, persistência, força de vontade, respeitar o outro, ser otimistas, lutar por nossos direitos, não esquecendo de cumprir com nossos deveres. Termos a capacidade de criar novas estratégias, caso encontremos situações adversas, não podemos parar, pois com determinação podemos alcançar o resultado... a combinação de energia e inteligência, assim como o equilibrio entre a razão e emoção, o importante é chegar ao final sem abrir mão dos seus valores fundamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário