domingo, 12 de julho de 2009

POLUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO: UMA PARCERIA QUE NÃO DÁ CERTO

Talvez você pense que a Química só existe para complicar sua dura vida de estudante. Puro preconceito.
O objetivo dessa ciência é exatamente o opsto: facilitar a vida em sociedade e torná-la mais agradável. Afinal, é estudando as substâncias que os químicos ajudam a melhorar as condições de trabalho, preservar a saúde, aumentar o conforto e até mesmo criar formas de diversão.
Desenvolver novas fontes de energia é outro desafio dos cientistas. A grande maioria das atividades humanas depende da energia liberada por reações químicas. Sem eleas, o mundo moderno não teria como manter funcionando seu fantástico arsenal tecnológico.
A energia elétrica que faz funcionar elevadores, ventiladores, computadores e lâmpadas é obtida em muitos países por meio de usinas termelétricas, que queimam combustíveis fósseis, como o petróleo. Já os telefones celulares, os telefones sem fio, os relógios, os controles remotos e muitos outros aparelhos funcionam com baterias que ontêm energia por meio de reações de materiais que contêm, por exemplo, lítio e cádmio. E esses são apenas dois exemplos das inúmeras utilizações da Química na sociedade.
Por esses exemplos, vemos que as reações desenvolvidas pelos químicos para obter novos materiais ou energia trazem mais conforto e bem estar. No entanto, todo esse progresso costuma andar de mãos dadas com uma perigosa ameaça que atende pelo famisíssimo nome de poluição.
SANTOS, Wilson Luiz dos, MÓL, Gerson de Souza. Química e Sociedade. Volume único, ensino médio. São Paulo : Nova Geração, 2005.